Tal como 007… NASA exibe protótipo de novo jato supersônico

por / domingo, 09 julho 2017 / Publicado em Empreendedorismo, Hassefe, Tecnologia

O design do QueSST foi pensado para uma viagem silenciosa, como nos filmes de James Bond.

De histórias em quadrinhos a filmes de ficção científica, desafios da física foram testados, inclusive aviões super poderosos, capazes de alcançar a velocidade da luz e do som. Apesar de o primeiro ainda ser utópico, a segunda versão já foi testada e usada entre 1976 e 2003, conhecido como Concorde, o primeiro jato supersônico do mundo, usado pela British Airways para transportar passageiros da Europa aos Estados Unidos. Contudo, após mais de 10 anos desde o término das atividades do Concorde, a NASA acaba de compartilhar o novo projeto ambicioso que irá revolucionar a indústria aérea.

A parceria com a Lockheed Martin Corporation deu origem ao Quiet Supersonic Transport, ou QueSST, em fase de teste, capaz de, novamente, alcançar a velocidade do som. Diferente do antigo modelo, que apenas conseguia sobrevoar áreas de água, o novo avião supersônico da NASA também pode viajar sobre áreas de terra. A tecnologia usada no projeto permite que o avião siga com a super velocidade sem que haja efeito reverso e a força gere uma explosão sonora disruptiva.

O design do QueSST foi pensado para uma viagem silenciosa, como nos filmes de James Bond. Asas slim e desenho de engenharia foram elaborados para contribuir com a nova característica.

O planejamento do QueSST foi implantado na nave Low Boom Flight Demonstration (LBFD), conhecido como X-plane, para análise e testes. O próximo passo agora é construir um em tamanho real, feito para apenas um passageiro, com a tecnologia Quiet Supersonic Transport, com lançamento previsto para 2021. A ideia é não se restringir apenas ao modelo pequeno, porém para carregar mais passageiros, a NASA e a Lockheed Martin Corporation deve moldar as necessidades de um transporte maior ao projeto desenvolvido. Em 2030, espere por uma viagem de avião nada convencional.

FONTE: http://casavogue.globo.com

 

TOPO